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Dieta Sem Glúten

Dieta Sem Glúten

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Podemos dizer que é a dieta mais comentada do momento, e saiu em diversas revistas e sites relacionado a saúde e alimentação.

Mas será que ela realmente é tudo isso?????

Primeiro vamos esclarecer que pessoas com a doença celíaca (Celíacos) necessitam excluir o glúten da sua dieta, pois ele causa uma reação imunológica no intestino delgado e inflamação crônica que impede a absorção dos nutrientes.

Doença celíaca: Desordem sistêmica autoimune, desencadeada pela ingestão de glúten. É caracterizada pela inflamação crônica da mucosa do intestino delgado que pode resultar na atrofia das vilosidades intestinais, com conseqüente má absorção intestinal e suas manifestações clínicas.

SEJA BEM VINDO

Agora vamos a retirada do glúten da dieta para quem não é intolerante ao glúten:

O CRN (Conselho Regional de Nutricionistas) define que a eliminação do glúten da dieta só deve acontecer mediante diagnóstico clínico confirmado de doença celíaca, de dermatite herpetiforme, de alergia ao glúten, ou quando, eliminada a hipótese de doença celíaca, haja diagnóstico clínico confirmado de sensibilidade ao glúten (também denominada como intolerância ao glúten–não celíaca).

Ok! O conselho definiu que não devemos excluir o trigo das dietas se o paciente não é celíaco, mas a minha amiga fez a dieta em glúten e emagrece! Então funciona!!! Pode ter funcionado porque algumas pessoas tem dificuldade em comer menor quantidade de alimentos como pães, massas, bolos… entre outros que contém glúten e com a exclusão acabam conseguindo controlar as quantidades já que os alimentos substitutos para determinadas pessoas não são tão apetitosos quanto um pãozinho francês ou macarrão a bolonhesa!!!

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Mas calma! Ela pode ter emagrecido mas como está sua composição corporal (massa magra e gordura)? Ao substituir alimentos com glúten podemos acabar consumindo mais gordura, basta você pegar uma preparação de bolo sem glúten e dar uma olhada nos ingredientes e tabela nutricional (Fica a dica) 😉

Não podemos esquecer de falar das fibras importantes para o bom funcionamento do intestino e responsável por controlar os níveis de glicose no sangue e estão presentes em alimentos integrais como pães e massas que são substituídos por farinha de arroz ou polvilho que contém pouquíssima fibra comparada aos integrais.

Outra questão importante de levantar que presenciamos em pacientes que não são intolerantes ao glúten e optam por uma dieta totalmente sem glúten é que com o tempo acabam tendo desconforto abdominal ao consumir pães, pizza, cerveja… Além de ser uma dieta um pouco mais complicada de administrar na rotina corrida!

Analisando varias questões que envolvem a dieta sem glúten, concordamos com a diminuição do seu consumo, substituindo alguns alimentos que contém glúten por tapioca, iogurte, aipim, batata doce, arroz integral e frutas, intercalando com pães, bolos, tortas e macarrão integral.

 Mais importante do que excluir ou não o glúten é ter uma dieta saudável e práticar exercício físico! 🙂

dieta-equilibrada