Nutriskin | Conheça os benefícios do Xilitol
15423
post-template-default,single,single-post,postid-15423,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,vertical_menu_enabled,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-1,qode-theme-nutriskin,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

Conheça os benefícios do Xilitol

Conheça os benefícios do Xilitol

O xilitol é um carboidrato (poliol) de baixo índice glicêmico (Índice Glicêmico = 8), proveniente de frutas e vegetais. No organismo humano também ocorre a produção endógena de pequenas quantidades de xilitol de forma regular, como parte do metabolismo natural de carboidratos. Por se tratar de um composto natural e seguro, é amplamente utilizado para substituir açúcares ou adoçantes artificiais.

Trata-se de um edulcorante com o mesmo poder adoçante do açúcar – fornecendo, porém, a metade das calorias – não cariogênico, que permite a manutenção de níveis estáveis de glicose e insulina no sangue. Sendo assim, pode ser utilizado com moderação por indivíduos diabéticos e também por aqueles que preconizam uma alimentação saudável, natural e de baixo impacto glicêmico. Nesse sentido, recomenda-se o consumo máximo de 60 g ao dia, distribuídas ao longo do dia, tendo em vista seu possível efeito laxativo.

De acordo com órgãos nacionais e internacionais, como ANVISA, FDA e JECFA, o consumo do xilitol é considerado seguro para adultos e crianças, por isso possui o grau GRAS (Generaly Recognized as Safe), fornecido pelo FDA. Entretanto, ainda faltam estudos específicos sobre sua segurança durante o período de gestação.

O xilitol mostra-se como excelente opção para o preparo de sobremesas bem como na fabricação industrial de doces, balas e gomas de mascar, apresentando inclusive efeitos benéficos para a saúde bucal, inibindo o crescimento de Streptococcus mutans, bactérias relacionada à carie dentária e atuando em sinergia com o flúor, aumentando a eficácia dos produtos de higiene oral.

Resultado de imagem para xilitol