Nutriskin | Margarina ou Manteiga
6103
post-template-default,single,single-post,postid-6103,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,vertical_menu_enabled,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-1,qode-theme-nutriskin,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

Margarina ou Manteiga

Margarina ou Manteiga

Você ainda tem dúvidas na hora de escolher entre manteiga e margarina?

A dica de sempre é ler o rótulo. Quanto mais simples for a composição do produto, melhor pra sua saúde.

A lista de ingredientes da margarina é quilométrica. Leva um monte de química, corantes, conservantes, além da gordura vegetal – que geralmente não é especificada (óleo de soja? Canola? Milho? Hidrogenada? não diz qual é).

A legislação brasileira permite que o produto contenha gordura trans na composição, mas se declare isento, caso a quantidade da mesma na porção seja pequena.

A gordura trans (presente na gordura vegetal hidrogenada) é extremamente maléfica ao nosso corpo. Por ser inflamatória, piora quadros de dor (cólicas, artrite, enxaqueca), altera o perfil lipidico, leva ao aumento de peso e obesidade e doenças cardiovasculares.

Portanto, não recomendo margarina para ninguém, inclusive aquela margarina “amiga do coração”, com fitosterol.

Já a manteiga possui uma composição mais simples, levando apenas creme de leite e sal (e às vezes, corante). Já está bem esclarecido pela literatura que a gordura saturada (presente em alimentos de origem animal) não tem relação com dislipidemia e doenças cardiovasculares.

Basta lembrar, qual das duas você consegue fazer em casa? Qual seus avós já utilizavam? Qual leva menos aditivos químicos? Qual possui uma data de validade menor?

Vamos comer mais comida de verdade?

Resultado de imagem para manteiga ou margarina