Nutriskin | Mitos e verdades sobre a dieta vegetariana
6088
post-template-default,single,single-post,postid-6088,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,vertical_menu_enabled,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-1,qode-theme-nutriskin,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

Mitos e verdades sobre a dieta vegetariana

Mitos e verdades sobre a dieta vegetariana

Grande parte das pessoas torna-se vegetarianas por considerar que os animais têm o mesmo direito à vida e a proteção contra sofrimentos do que o ser humano, por compartilhar do mesmo planeta e poder usufruir igualmente desse ambiente.

Uma alimentação adequada é aquela que fornece todos os nutrientes necessários para a manutenção da saúde, sem escassez nem exageros. Além disso, a dieta saudável contempla a utilização de fitoquímicos presentes naturalmente nos alimentos vegetais e que podem modular o funcionamento do organismo. Como em qualquer dieta, a adequação nutricional na alimentação vegetariana dependerá da escolha de alimentos que fornecem esses nutrientes, seja qual período da vida ou situação que o indivíduo se encontra.

Para mudar o pensamento equivocado sobre a dieta vegetariana, confira alguns mitos e verdades dessa prática:

Vegetarianos substituem a carne apenas por soja

Mito. Existe uma diversidade de alimentos de origem vegetal que fornecem proteínas adequadas para atender às necessidades diárias! Devem ser combinados cereais e leguminosas de todos os tipos, além de sementes e oleaginosas que contribuem para esse aspecto nutricional. Por isso, não é só de soja que vive um vegetariano!

Bebês veganos podem ser amamentados

Verdade. Desde que não haja nenhuma enfermidade que impossibilite a amamentação, os bebês veganos devem ser amamentados com leite materno, como é preconizado pelo Ministério da Saúde, visto seus inúmeros benefícios à criança e a mãe. Para uma adequação nutricional, é totalmente necessário o acompanhamento contínuo com o médico pediatra e nutricionista!

Intoxicação por agrotóxicos

Mito. Um erro muito frequente das pessoas é acreditar que os vegetarianos consomem mais agrotóxicos por ingerirem majoritariamente alimentos de origem vegetal. Entretanto, saiba que as carnes dos animais também possuem substâncias químicas prejudiciais, visto que os mesmos, na maioria das vezes, são alimentados com produtos contendo agrotóxicos que comprovadamente se acumulam em tecidos, processo conhecido como bioacumulação.

Vegetarianos podem praticar atividade física normalmente

Verdade. A dieta vegetariana bem planejada e com os nutrientes essenciais em proporções equilibradas, pode favorecer a prática de exercícios físicos exaustivos com o mesmo desempenho dos atletas e desportistas onívoros.