fbpx

Natação

Natação: A atividade esportiva que da resultado!

download

Um dos esportes mais completos, a natação é considerada como a atividade esportiva mais indicada para pessoas sedentárias, com sobrepeso ou em processo de recuperação de processos cirúrgicos e fisioterápicos. Além disso é uma excelente ferramenta de treinamento de alta intensidade e performance.

A prática desse esporte envolve um grande gasto energético, pois, além de ser adotado como a atividade física mais completa dada a utilização de todos os grupos musculares sendo ativados simultaneamente, a água é cerca de oitocentas vezes mais densa queo ar e a resistência de deslocamento é aproximadamente quatorze vezes maior, o que exige um esforço mais elevado em um ambiente onde a sensação de conforto é inigualável.

A elaboração de um programa de treinamento na água depende diretamente do nível de cada indivíduo. As distâncias a serem nadadas e as intensidades dos exercícios devem ser ajustadas gradualmente. Correções técnicas dos nados devem ser trabalhadas exaustivamente para que os praticantes possam utilizar materiais propulsivos e resistivos sem correr o risco de sofrer lesões, podendo assim intensificar os treinamentos aumentando ainda mais o gasto calórico.Três aspectos são importantes para determinar o sucesso na obtenção de resultados: a duração do treinamento, a frequência do treinamento em dias por semana e a intensidade ou velocidade do treinamento, seja no âmbito estético ou em termos competitivos.

A vantagem da natação é poder aliar exercícios de baixa intensidade com períodos maiores de duração e exercícios de alta intensidade em menores distâncias,podendo adequá-lapara cada praticante as suas reais necessidades.

Um balanceado planejamento dos treinos de natação aliado a um programa de reeducação alimentar auxiliam diretamente no aumento da qualidade de vida, na diminuição e prevenção de doenças, além de auxiliar a atingir resultados estéticos desejáveis.

Bons Treinos à TODOS,

Coach, Fábio Munhoz dos Reis (NOEL).

Fone: 98120585
proffabioreis@hotmail.com

Especialista em Natação e Atividades Aquáticas

Proprietário da Forti Corpus – Preparação Física

Conheça nossos E-books com
deliciosas receitas saudáveis.