fbpx

Musculação

Já ouviu falar em perda de massa involuntária?

musculação-idosa

Nosso organismo encontra um ápice de desenvolvimento muscular por volta dos 25 anos de idade esse desempenho permanece por pouco tempo, após os 30 anos iniciamos involuntariamente uma perda de massa muscular, isso é a sarcopenia.

A sarcopenia acontece porque, com o avanço da idade nosso organismo tem dificuldades metabólicas comuns, como a síntese proteica, dificultando o trofismo muscular, consequentemente diminuindo a massa magra, assim como a absorção de proteínas, visto que o idoso tem dificuldade de consumir carne, fonte rica em proteínas.

Em média, até os 70 anos de idade podemos ter um declínio cumulativo da massa muscular de 35% a 40%, aos 80 podemos chegar a 50% de redução. Já imaginaram o impacto no nosso corpo com metade da massa muscular? Esse impacto gera fraqueza inicial nas mãos, e princialmente nas pernas, dificultando movimentos naturais como pegar um objeto na prateleira, caminhar e levantar-se de uma cadeira.

A manutenção da massa muscular é de suma importância para os idosos, garante que sejam mais independentes nas atividades de vida diária, evitando quedas, melhora na densidade mineral óssea, previne o diabetes, melhor capacidade aeróbia e acelera o metabolismo basal.

O processo sarcopenico pode ser controlado com uma alimentação saudável e rica em proteínas e vitamina D, atrelado com exercício físico resistido, como musculação, treinamento funcional, Pilates entre outros.

Portanto, se você conhece alguém que já percebe fraqueza, principalmente nas mãos e pernas, aconselhe a procurar um professor de educação física e uma nutricionista para melhor orienta-lo.

Leonardo Fontanive Farias

CREF 011016-G/RS

FONE: (51) 91436746

Conheça nossos E-books com
deliciosas receitas saudáveis.