05 maio Qual o real benefício do Goji Berry? Será que vale o investimento?
Qual o real benefício do Goji berry? Será que vale o investimento?
Praticamente todos os sites de “saúde” já fizerem ao menos uma matéria relatando os maravilhosos benefícios dessa frutinha asiática que tem sido considerada um “super alimento”.
Uma das maiores alegações seria sua alta concentração de antioxidantes, principalmente de vitamina C. De fato cada 100g de goji berry apresenta 2g de vit.C, mais do que a quantidade presente em 20 laranjas. No entanto, essa quantidade é tão alta que nosso corpo nem consegue absorvê-la completamente e o excedente é eliminado principalmente pela urina.
Além disso ela é repleta de outros componentes como flavonoides (antioxidantes), beta-sitosterol (anti-inflamatório), aminoácidos e minerais como zinco e selênio. Porém, ela é uma fruta altamente calórica – cada 100g contém quase 400kcal e, para quem quer emagrecer, seu consumo deve ser moderado.
Um grande problema é seu alto custo pois cada 100g custam, em média, vinte reais (em São Paulo) e os estudos relacionados com ela (são pouquíssimos em humanos) apresentaram duração média de 1 mês com consumo de aproximadamente 15 gramas por dia. Sendo assim seria um gasto de mais cem reais por mês apenas nessa fruta. Vale ainda o alerta que dos poucos estudos existentes, a maioria foi realizado com a versão “in natura” e, aqui no Brasil, o que encontramos é a versão seca e parte dos nutrientes são perdidos no processo de desidratação!
A principal pergunta deve ser: ela tem muita diferença de outras frutas brasileiras como ameixa, jabuticaba, açaí, acerola..? NÃO! Todas essas frutas possuem seus benefícios e individualidade. De um modo geral, é uma boa fonte de nutrientes e seu grande benefício é ter mais uma variedade na alimentação, isso se você tiver dinheiro de sobra para gastar…
Artigos estudados:
Lasekan O. Exotic berries as a functional food Curr
Opin Clin Nutr Metab Care. 2014 Nov;17(6):589-95.
Amagase H, Sun B,
Borek C. Lycium barbarum (goji) juice improves in
vivo antioxidant biomarkers in serum of healthy adults. Nutr Res. 2009 Jan;29(1):19-