fbpx

Estética

Celulite!!!

A celulite ocorre principalmente em mulheres, na região pélvica, membros inferiores e abdome, podendo acometer qualquer parte do corpo, exceto couro cabeludo, palmas das mãos e dos pés. É caracterizada por um aspecto acolchoado ou “casca de Laranja”.

aspeto_casca_de_laranja

O exato motivo que causa a celulite ainda é desconhecido, contudo fatores genéticos, emocionais, metabólicos, hormonais, além da idade, sexo, hipertensão arterial, obesidade e hábitos como fumo, sedentarismo, roupas apertadas e má alimentação predispõem ao aparecimento da celulite.

O exercício físico regular e uma alimentação adequada podem ajudar no controle de peso e, consequentemente, o aparecimento de celulite!

http://www.ipgs.com.br/lipodistrofia_01.pdf

Possíveis causas são:

  • Sobrepeso
  • Retenção de líquido
  • Problemas de circulação
  • Excesso de toxinas

Segundo a Sociedade Brasileira de dermatologia é causada quando a gordura se acumula entre os cordões conjuntivos fibrosos que “amarram” a pele ao músculo subjacente. Quando as células de gordura se acumulam, empurram a pele, que é puxada para baixo pelos cordões fibrosos, criando uma superfície irregular ou ondulações, os populares “furinhos”.

Captura-de-tela-2012-01-03-às-3.04.42-PM

O ganho de peso pode fazer com que a celulite fique mais visível, embora possa estar presente em indivíduos magros.

http://www.sbd.org.br/doencas/celulite/

Baseada nas informações anteriores, ai vão alguma dicas para reduzir os furinhos indesejáveis!

  • Substitua os carboidratos refinados (Farinha de trigo enriquecida com ferro, batata inglesa, açúcar) por carboidratos integrais ricos em fibras (Farinha de trigo integral, batata doce e frutas). Desta forma regulamos os níveis de glicose no sangue, evitando acumulo de gordura.
  • Como fonte de proteína prefira queijo branco, iogurte e leite desnatado, ovos, frango sem pele, peixe, carne vermelha (sem gordura aparente e reduza seu consumo) e evite consumi-los fritos.
  • Inclua mais fibras na sua dieta (frutas, verduras, grão integrais, linhaça, chia…)
  • A gordura também é necessária para o bom funcionamento do organismo então escolha boas fontes como: Oleaginosas (Castanhas, amêndoas, nozes…), azeite Extra Virgem, abacate, coco… E consuma com moderação.
  • Cigarro, excesso de álcool e alimentos cheios de conservantes como embutidos, salgadinhos, biscoitos podem ser uma das causas de retermos toxinas no nosso organismo
  • Consuma mais alimentos com ação antioxidante (Frutas vermelhas e roxas, tomate, laranja, cenoura, cacau, chá verde, linhaça, cúrcuma ou açafrão) que ajudam eliminar as toxinas do nosso corpo.
  • Alimentos com ação termogênica (Pimenta, canela, gengibre, chá verde e chá de hibisco) podem ajudar no processo de queima de gordura.
  • Aumente o consumo de água, o mínimo recomendado são 2 litros. A água ajuda na retenção de liquido, além de melhorar o funcionamento do intestino e eliminação e toxinas.
  • Exercício físico é fundamental! Como a celulite está diretamente ligada à má circulação e gordura em excesso, o exercício físico associado a uma boa alimentação acelera a queima de gordura, melhora a composição corporal e circulação, melhorando o aspecto da pele. Procure um profissional da área!

 Enfim! Mantenha uma alimentação equilibrada, mexa-se e não se preocupe apenas em diminuir seu peso na balança e sim melhorar sua composição corporal!

Conheça nossos E-books com
deliciosas receitas saudáveis.