fbpx

Gestacional

Nutrição nas fases da gestação

alimentacao_gestante

Durante a gestação o bebê já começa ser nutrido de acordo com as escolhas da mãe, então nada melhor do que fazer escolhas saudáveis para o desenvolvimento do seu filho.

Cada fase exige cuidados diferentes tanto em nutrientes quanto em controle de peso, evitando assim aqueles quilinhos a mais que podem trazer complicações.

1º Trimestre:

Ácido fólico (vitamina B9): Previne defeitos na formação do tubo neural do feto (estrutura que dará origem ao cérebro e à medula espinhal).

Também ocorrem sintomas de náusea e vômitos com muita freqüência nesse período, as orientações abaixo devem ser levadas em conta para melhorar ou evitar os sintomas:

– Evitar muitas horas em jejum (sem se alimentar)

– Realizar refeições fracionadas (várias vezes ao dia e em menor quantidade)

– Evitar alimentos muito condimentados ou que contenham forte odor

– Alimentos gordurosos e frituras podem propiciar o aumento dos sintomas

– Evitar a ingestão de líquidos durante as refeições

– Evitar deitar-se após as refeições

2º Trimestre

Vitamina C: Age na formação do colágeno, que compõe pele, vasos sanguíneos, ossos e cartilagem, aumenta a absorção do ferro e fortalece o sistema imunológico.

Magnésio: Favorece a formação e o crescimento dos tecidos do corpo.

Vitamina B6: Importante para o crescimento e o ganho de peso do feto e a prevenção da depressão pós-parto.

Ferro: Essencial na produção de hemoglobina, proteína responsável pelo transporte de oxigênio pelo sangue. Ele ainda previne anemias que podem acometer tanto o bebê quanto a mãe.

Dica: Consuma fontes de Vitamina C junto com fontes de ferro, para melhorar a absorção.

3º Trimestre

Cálcio: Importante para formação óssea do bebê e ainda auxilia na produção de leite após o parto. Ele ajuda ainda no processo de coagulação do sangue e na boa manutenção da pressão sanguínea, dos batimentos cardíacos e das contrações musculares.

Dica: evite consumir fontes de ferro e cálcio juntas, como carne e leite, pois um nutriente atrapalha a absorção do outro.

Isso não quer dizer que a gestante tenha que consumir essas vitaminas e minerais somente nas fases de maior necessidade, muito pelo contrário, esses alimentos devem ser introduzidos na alimentação desde o início da gestação, mas em cada fase eles terão uma necessidade maior.

Prefira sempre frutas, verduras, carnes magras e carboidratos integrais. Evite alimentos gordurosos, excesso de sal, açúcar, temperos prontos e comidas muito condimentadas.

Conheça nossos E-books com
deliciosas receitas saudáveis.