fbpx

Nutrição e Depressão

Nutrição e Depressão

A depressão é um dos males da vida moderna, atingindo principalmente as mulheres. O tratamento é complexo e inclui: terapia psicológica, terapia medicamentosa, atividade física e alimentação adequada. A questão de a nutrição ter relação com a depressão vem sendo estudada com mais afinco nos últimos anos, por causa de diversas funções cerebrais que dependem de um balanço de nutrientes adequado.

Alguns micronutrientes apresentam papel importante nas funções cerebrais que tem relação com o quadro de depressão. Seguem alguns deles:

 

  • Vitamina B1 – imita a acetilcolina (neurotrasmissor) e possui papel nas funções cerebrais relacionadas com memória e cognição. Sua falta pode levar a depressão. Alimentos fonte: ervilhas, feijão, pão integral, cereais integrais, nozes, peixes, amendoins.
  • Vitamina B6 – Essa vitamina ajuda no metabolismo dos aminoácidos, sendo essencial para o metabolismo do triptofano, que é um produto essencial para produção de serotonina, o neurotransmissor do bem estar. Alimentos fonte: aveia, gérmen de trigo, banana, leite.
  • Vitamina B12 – importante para boa manutenção do sistema nervoso. Sua deficiência causa disfunções nervosas, atividade mental inoperante e tem sido associada com depressão. Alimentos fonte: carne vermelha, ovos, peixe, leite.
  • Ácido Fólico – importante papel para o desenvolvimento do sistema nervoso fetal. De 31% a 35% dos pacientes depressivos têm deficiência de ácido fólico. Alimentos fonte: verduras de folha verde, vísceras, legumes, frutos secos.
  • Colina – componente da lecitina de soja, é crítico para a memória, aprendizado e clareza mental. A produção de membranas celulares e o neurotransmissor acetilcolina dependem deste componente. Alimentos fonte: lecitina de soja, ovos.
  • Ômega 3 – papel crítico no desenvolvimento cerebral e visão dos lactentes. Pesquisas associam a depressão a baixos níveis sanguíneos de ômega-3. Alimentos fonte: espinafre, óleo de soja, peixes.
  • Triptofano: essencial na produção de serotonina, neurotransmissor do bem estar. Alimentos fonte: banana, chocolate.Com um pouco de cada um destes alimentos na alimentação diária associada a prática de atividade física, a depressão ficará mais longe de sua vida.

Para mais dicas, siga nosso instagram @nutriskinbrasil