Treino e Alimentação

Treino e Alimentação

TREINO & ALIMENTAÇÃO

Pessoas engajadas em um treinamento e que realmente desejam obter resultados sólidos, devemrealizar a escolha dos alimentos certos. Não existe nenhum programa de treinamento ou suplemento nutricional milagroso que substitua os benefícios de uma alimentação adequada.Alcançar seus objetivos depende basicamente de suas características metabólicas individuais, treino ajustado, descanso, hidratação e uma boa alimentação. Pensando nisso elaboramos uma lista com alguns alimentos importantes para quem treina, mas vale lembrar que as combinações destes e as estratégias (horários e quantidades) devem ser orientadas pela nutricionista.

Frutas:

São ótimas fontes de fibras, vitaminas, minerais e substâncias bioativas. Para um bom funcionamento do organismo e desempenho durante os treinos é essencial ingerir a quantidade adequada de micronutrientes, por isso não deixe de lado as frutas! Abacate, açaí,banana, coco,suco de laranja natural, são alguns bons exemplos que devem estar presentes em uma dieta equilibrada.

Legumes:

Assim como as frutas, os legumes apresentam grande concentração de vitaminas, sais minerais e fibras, com a grande vantagem de possuírem poucas calorias, como a beterraba e o brócolis.  Nesta categoria também podemos incluir o feijão, ervilha, grão-de-bico, lentilha,sendo fontes de proteínas dentre os vegetais e podem ser de grande valia, principalmente quando o indivíduo se encontra no período de ganho de massa muscular.

Proteínas

A quantidade de proteína necessária para o indivíduo que treina deve ser oferecida durante todo o dia, devendo ser distribuída em todas as refeições. Essas proteínas devem oferecer, sobretudo, aminoácidos essenciais (proteínas de alto valor biológico) para que sejam utilizadas no crescimento ou manutenção da massa muscular. Os principais alimentos são: frango, peixes (atum, sardinha, salmão), ovos, iogurtes desnatados.

Lipídios/gorduras boas:

As gorduras são essências para uma dieta equilibrada e funcionamento adequado do organismo, pois elas auxiliam no processo digestivo, no transporte de vitaminas lipossolúveis, compõem a estruturas das células e são precursoras de diversos hormônios. Porém devemos saber escolher as melhores fontes de lipídios, como, por exemplo, o óleo de coco, azeite de oliva, oleaginosas, entre outros alimentos já citados, salmão e abacate.

Carboidratos

Existem tipos diferentes de carboidratos, podendo eles serem simples ou complexos. Os simples liberam energia rapidamente no organismo, já os complexos normalmente demoram mais tempo para liberar energia. Tendo isto em vista, devemos sempre ter uma boa orientação sobre qual o tipo e em que momento ingerir. Os carboidratos são a principal fonte de energia do nosso organismo e por este motivo suas quantidades devem ser adequadas de acordo com seus objetivos. Os alimentos mais importantes são: arroz integral, aveia, batata doce,massa integral, mel, quinoa, tapioca, etc.