fbpx

Terapia Nutricional no Paciente Oncológico

Terapia Nutricional no Paciente Oncológico

Todos os pacientes oncológicos com diagnóstico de risco nutricional e/ou desnutrição devem receber terapia nutricional (TN) individualizada imediatamente, desde que estejam hemodinamicamente estáveis por no mínimo uma semana.

Os objetivos da TN para estes pacientes, tanto no período pré-cirúrgico como no pós-cirúrgico, são prevenir ou reverter o declínio do estado nutricional; evitar a progressão para um quadro de caquexia; auxiliar no manejo dos sintomas; melhorar o balanço nitrogenado; reduzir a proteólise; melhorar a resposta imune; reduzir o tempo de internação hospitalar e melhorar a qualidade de vida do paciente.

A TN, que poderá ser enteral – via oral ou sonda – ou parenteral, dependendo da funcionalidade do trato gastrointestinal, poderá ser suspensa gradativamente quando houver ingestão alimentar maior que 75% do GET (gasto energético total) por cinco dias consecutivos – para a TN enteral oral; quando a ingestão oral permanecer maior ou igual a 60% do GET por três dias consecutivos – para TN enteral via sonda; ou quando houver a possibilidade de utilização do trato gastrointestinal – para TN parenteral.

Uma das grandes complicações causadas pelo câncer é a desnutrição. Sua causa é multifatorial, podendo ser proveniente da anorexia produzida pelo tumor, dor ou obstrução do trato gastrointestinal, da própria terapêutica anticancerosa (cirurgia, radio e quimioterapia) e de alterações no metabolismo do paciente. Estas alterações levam à perda de gordura e proteína corporal. Estudo científico realizado em pacientes com câncer de pulmão demonstrou que com 30% de perda de peso corporal os pacientes apresentaram 85% de perda de massa gorda e 75% de perda da massa muscular esquelética.

Uma vez que a desnutrição está associada com o aumento de morbidade, mortalidade e diminuição da tolerância dos pacientes às terapêuticas, a TN, aliada ao tratamento do câncer, ajuda a criar condições favoráveis para melhorar o aproveitamento dos nutrientes, evitar alterações significativas de perda de peso e do estado nutricional, proporcionando melhores condições de saúde e contribuindo com a recuperação do paciente.

Para mais dicas e orientações, siga nosso instagram @nutriskinbrasil